sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Trabalho artesanal

As idéias simplesmente não brotam, é todo um processo.
Pensa, testa, aprova ou não aprova, tem saída ou não tem saída, custo X ou Y, tempo, investimento, paciência, carinho, capricho, dedicação e amor... muito amor!!! ... Tudo isso é só um pouquinho do grande trabalho que dá para fazer artesanatos.
Hoje posso dizer abertamente que o trabalho artesanal no Brasil é muito pouco valorizado; são poucas pessoas que sabem o real trabalho que dá! E bota trabalho nisso...
E este fato me deixa incomodada, chateada e até irritada.. Afinal aqui no Brasil existem trabalhos maravilhosos, artesãos que são gênios, cooperativos que transformaram as vidas de muitas pessoas e pq é tão pouco reconhecido?
Pinto tela e também tecido... Dependendo da imagem a ser pintada chego a demorar dias e às vezes até meses para terminar um trabalho... Ai vem uma pessoa e coloca defeito ou reclama do valor a ser cobrado... Eu com certeza fico Pu... da vida, pois o valor é dado de acordo com a qualidade dos materiais usados e a mão de obra do artista.
Se quiserem produtos porcarias vão comprar de outro, pois o que faço, faço com amor e jamais faria algo de segunda mão...
Essa visão a respeito do trabalho artesanal precisa mudar, pois sabemos que o artesanato é algo exclusivo, raro, que demanda grande tempo e dedicação por parte do artesão, ao contrário do que ocorre com os produtos industrializados que são feitos em grande escala, não possuindo a mesma beleza de um produto feito à mão.
Portanto, vamos valorizar o trabalho artesanal, as nossas horas de sono perdidas, o tempo gasto com a mão na massa!

Conheça mais sobre meu trabalho no site: http://rrarts.hdfree.com.br

Nenhum comentário: