sexta-feira, 13 de maio de 2011

A importância de pedir desculpas


Pedir desculpas parece algo muito simples, na teoria. De repente, até seja, mas, por alguma razão, todos nós parecermos sentir alguma dificuldade na hora de dizer essa palavrinha tão importante.
Talvez pelo fato de que pedir desculpas signifique admitir que erramos - e para aqueles que são um pouco mais orgulhosos, isso provoca um grande debate interior. Admitir ou não admitir?
É claro que a palavra não deve ser usada a torto e a direito - não adianta continuar cometendo o mesmo erro repetidas vezes sem aprender com ele e simplesmente se desculpar depois.
Pessoalmente, acredito que pedir desculpas mostra uma grandeza de espírito imensa. Todos cometemos erros - mas poucas pessoas têm a decência de admitir e procurar consertar o que não está certo. É claro, há a possibilidade da outra pessoa não aceitar as suas desculpas, mas aí depende da flexibilidade emocional dela e do tamanho da burrada que você pode ter cometido. É complicado. Parece tudo muito relativo. Às vezes, funciona. Às vezes, não. Acho melhor arriscar.
Uma palavrinha. Oito letras. Leva um ou dois segundos para dizê-la. É melhor um orgulho ferido do que uma amizade ou um relacionamento perdido. O que não pode é transformar essa palavra em um ato banal e continuar cometendo erros em cima de erros!!!!
Os melhores sabem que a melhor medida é o bom senso, a iniciativa, o espírito crítico e de participação e que também sabem ceder e ainda se impor na medida certa.
Uma coisa é inevitável na vida, onde palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas, mas o que importa mesmo é o entendimento de que vivemos de resultados. O resto é perfumaria.

Nenhum comentário: