segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sonhos

Essa noite tive um sonho tão bom e quando acordei tive vontade de voltar a dormir, só para ver se conseguia voltar a sonhar.
Esse fato marcou me, pois sou do tipo de pessoa difícil de lembrar dos meus sonhos, mas o desse madrugada foi especial, pois consegui lembrar e com muita clareza; Devido a este fato resolvi pesquisar um pouco sobre sonhos e aprendi muita coisa interessante!!!
Aprendi que há varias teorias sobre esse tema, mas as teorias mais importantes são as do psiquiatra austríaco Sigmund Freud e seu colaborador suíço Carl Jung, que se separou de seu mentor depois de uma divergência.

. Freud afirmou que os sonhos são conseqüência da repressão de alguns de nossos desejos. "Os sonhos cumprem sua missão mesmo que o sonhador não tenha consciência do seu significado" - afirmava Freud.

. Entretanto Jung afirmava que: "Não há dúvida de que podemos aumentar consideravelmente o efeito dos sonhos através do entendimento, e isso geralmente é necessário, já que é tão fácil ignorar a voz do inconsciente".

. Nem todos os sonhos têm a mesma importância. Muitos se referem a acontecimentos ou pensamentos relativamente insignificantes do dia e são facilmente esquecidos. Outros permanecem durante anos em nossa memória e provavelmente são mais importantes. Uma coisa é certa: a importância dos sonhos varia de um povo para outro. Veja só essas curiosidades:

» Bornéu, na Indonésia, um homem que sonhar que sua mulher cometeu adultério passará a agir como se isso realmente tivesse ocorrido;

» já na penísula de Kamehatka, no leste da Rússia, a mulher que em sonho tenha uma relação sexual com um homem é obrigada a tornar o sonho realidade;

» um índio paraguaio sonhou que um missionário o assassinara. Ao despertar, saiu para matar seu suposto assassino;

» o povo innuit da baía de Hudson, no Canadá, e o povo patani, da Malásia, acreditam que a alma deixa o corpo durante o sono. Despertar alguém que esteja dormindo seria colocá-lo em risco de perder sua alma.

Interessante esses curiosidades, né!!!
Mas o que eu quero mesmo é ter ótimos sonhos e se possível lembrar de todos eles!!!! Rs...

4 comentários:

Cássia disse...

Hum... muito interessante.

Adorei saber mais sobre os sonhos.
Adorei o seu cantinho!

Bjocas e estari sempre aqui!

;*

Krika disse...

Uau! O Blogge da Regi também é cultura, rs. Acredito que os sonhos possam complementar nossa vida, mas não causar algum tipo de interferência. Até que seria bom né, avisos através de sonhos. (seria bom, ou não né).

Beijão! ;)

Menina Bonita. disse...

que bacana!
gostei!
ainda mais eu que sonho mais que tudo viu x~ rs!

Beijos ;*
adorei o post

Flávia Batista disse...

ainnnnnnnnnnnnnnn

é tão ruim quando tu tá sonhando algo maravilhoso e de repente tu acorda, pior quandp te acordam, e tu sabe q se dormir de novo, n vai sonhar a mesma coisa...