quinta-feira, 17 de julho de 2008

Comunicação Visual e Gestual.

Sempre gostei do estudo da psicologia. Não sou uma entendida do assunto, na realidade, sei apenas o que vivencio.
Procuro entender um pouco do comportamento das pessoas que me cercam, das atitudes em diferentes situações, me ajuda a elaborar idéias sobre o meio em que vivo. Tento entrar no mundo de cada pessoa ao meu redor, e tento desvendar seus segredos somente pela analise visual.
É um modo divertido de tentar entender um pouco do funcionamento do mundo a minha volta, da integração, da participação das pessoas nas atividades diárias. Com o tempo vamos pegando uma certa prática em fazer isso…
Observando a meninada consegui constatar como funciona o sinal de cortejo tanto dos homens quanto das mulheres e conclui que as mulheres reconhecem rapidamente os sinais do cortejo, assim como todos os gestos, mas os homens são muito menos perceptivos e freqüentemente são totalmente cegos à linguagem gestual.
Um outro exemplo que consegui identificar foi à linguagem gestual de meus antigos professores. O que você pensaria e sentiria ao ver seu professor discursando e gesticulando de forma rápida? Ou ainda, introduz as mãos aos bolsos, às vezes fica de braços e pernas cruzadas e anda com uma postura encurvada? Provavelmente esta mensagem que o professor transmite é de insegurança, medo, nervosismo e inabilidade.
Graças a anos de observações, sinto-me segura para dar-lhes alguns conselhos; Conselhos estes de uma mera observadora. Espero que seja de alguma ajuda!
Saiba distinguir as pessoas com quem fala e como fala; Seja como um camaleão, mude de comportamento conforme cada situação, mas não exagere.
Se você estiver em uma ocasião formal, seja seguro, fale corretamente, não gesticule muito, mantenha sua postura ereta e pense bem antes de falar. Mas se você estiver em uma ocasião informal, seja você mesmo, pense no que a pessoa esta falando e depois fale, só não fale alto de mais e procure sempre falar a verdade, pois um bom observador logo saberá que você esta mentindo.
O lado bom de observar o comportamento das pessoas é que você nunca será o chato, o mentiroso, o inseguro... da turma e estará sempre ouvindo mais e falando menos. Pra que falar quando não se há nada pra falar!!!!? Concordas?!

2 comentários:

SAM disse...

Olw Olw, Regi...Amei o texto. Mas engraçado, não sei se entendi direitinho a primeira parte, porque sempre achei os homens mais perceptivos ao apelo/linguagem gestual! Confesso que não sou muito observadora da linguagem gestual. Mas sou bastante perceptiva e intuitiva numa conversa. Quanto aos conselhos, achei-os maravilhosos. Costumo agir assim. Engana-se quem acha que a " camaleoa" não se conhece. Acho que isso é aprender a viver socialmente e ser agradável em seus relacionamentos, mantendo sempre a sua verdade e personalidade.


Enorrrrrrrme beijo!

Sandra Costa disse...

O melhor de conhecer a linguagem gestual é saber que quanto mais franco se é, mais boas oportunidades aparecem.