sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia: 08/12 - Passarei por uma cirurgia. Orem por mim!

Um cansaço sem fim e um inchaço no corpo que nunca sumiu. Foram estas queixas que apresentei ao Endocrinologista durante uma consulta de rotina. Bastaram alguns exames para a médica dar o diagnóstico: hipotireoidismo. Trocando em miúdos, sua tireóide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo, andava trabalhando menos do que deveria. ''Ao saber o que era, vi que eu não estava passando por uma fase preguiçosa, como cheguei a imaginar. Havia uma explicação para aquele meu cansaço''.
Pesquisei para saber o que causou me essa doença e descobri que há mais de uma maneira de desenvolver essa doença. ''A mais comum é uma reação auto-imune do organismo''. Isso acontece quando o corpo passa a não reconhecer suas próprias células, ou um de seus órgãos, e prepara um ataque, como se estivesse diante de um inimigo desconhecido. Nesse caso, o tratamento costuma ser prescrito para o resto da vida, porque o sistema imunológico vai continuar atacando a tireóide, numa batalha sem fim. ''Em geral, as mulheres são vítimas mais freqüentes das doenças auto-imunes''. Vale ressaltar também que existe uma certa predisposição genética quando se trata de problemas da tireóide. A glândula geralmente esta afetada por nódulos - benignos ou malignos (câncer) e nesses casos a solução mais adotada é a cirurgia de retirada - de parte ou da tireóide inteira. No meu caso o médico optou por uma cirurgia de retirada total e por esse motivo eu precisarei de uma reposição dos hormônios pelo resto da minha vida.
Segundo o médico a operação será simples, a cicatriz, imperceptível e a recuperação, rápida. Em menos de uma semana, eu estarei bem. É importante salientar que a tireóide não é doença, mas os problemas que ocorrem nela são!
Por isso, lembrando que homens também sofrem de problemas na tireóide, e que é uma doença silenciosa, você demora a descobrir. Então quando for ao médico peça a ele que solicite os exames de sangue que medem o T3, T4, os anticorpos e o TSH para garantir que tudo fique bem!Desde que comecei a ter problemas na tireóide, muitas pessoas vieram me contar que também sofrem desse mal, o câncer não é a única doença que pode dar na tireóide. O desequilibro dos hormônios é doloroso causa sintomas como depressão, cansaço, sonolência, taquicardia, desanimo, entre outros. Então fiquem atentos e cuidem-se!
Caros amigos peço a todos que orem pela minha recuperação e compreendam caso eu fique sem postar no blog por alguns dias...

2 comentários:

SAM disse...

Amiga querida,

estarei orando. Aliás já venho. Que Nossa Senhora da Conceição envie os anjos da cura ao seu redor, derrame sobre você e os médicos a luz maravilhosa de Mãe Maria.

Na certeza que tudo sairá bem, deixo-lhe um grande beijo, Regi!

Estúdio Ímpar disse...

OlÁ Sam!!

Meu nome é Aracelle e estou passando por situação semelhante à sua. Provavelmente, terei que passar por uma cirurgia para a retirada da minha tireóide. Estou apreensiva mas te desejo toda sorte do mundo..
Gostaria de saber se possível como foi a cirurgia. Pode ser?

Meu e-mail é
aracelle.sampaio@gmail.com

Agradeceria muito o contato.
Obrigada