sábado, 4 de junho de 2011

EEE Chegamos ao 5° mês!!!!



Chegamos ao 5° mês e logo logo os primeiros dentinhos vão aparecer na boquinha da minha pequena Sarah. A gengiva dela esta coçando bastante e ela não resiste, tá a toda hora com os dedos, ou mordedor, ou fraldinha ou qualquer coisa que possa aliviar a coceirinha na boca.
Fico pensando! Será que vai doer quando os dentinho aparecerem? Talvez não doa tanto porque estou usar gaze pra limpar a boca dela depois das mamadas - ou pelo menos umas 2 vezes por dia, já que ela sempre acabo dormindo após as mamadas. Escovar, além de prevenir as cáries, também ajuda a preparar a gengiva pra receber os dentes.
Ela já sabe sentar sozinha, mas ainda dá aquela desequilibrada e eu e o David sempre estamos por perto pra segura-la, senão ela vai de cara no chão. Ela também esta conseguindo levantar o tronco quando esta de bruços e já ensaia os movimentos para engatinhar, mas por enquanto ela esta minhocando, porque ela meio que vai se arrastando. Fazemos um esquema legal pra ela brincar. Forraram o chão da sala com um edredom e ela vai minhocando até os brinquedinhos.
Ela já tem um bom controle dos movimentos dos braços. Por isso, ela esta tendo facilidade de pegar objetos, trocá-los de mão e principalmente levá-los até a boca para explorá-los. Porque é através da boca que ela vai conhecendo o mundo.
Sarinha esta também aumentando os seus repertórios de sons e os meus favoritos são assoprar ou fazer bolhinhas de saliva e o que mais detesto são os gritos na minha orelha. Ela esta tão encantada com as novas descobertas que ela fica repetindo os sem parar por algum tempo. Isso é bom, pois faz parte do processo de desenvolvimento dela. É que os bebês aprendem bem uma habilidade antes de passar para outra.
Ela também esta interagindo com as pessoas. Já participa de pequenas brincadeiras quando entendo que simples ações têm conseqüências. Também tá naquela fase de jogar objetos no chão só para ver a gente pegá-los ou só para acompanhar como e onde eles caem.
Também esta prestando uma atenção danada quando falamos com ela. Fica olhando a boca da gente e ouvindo o som que sai de lá… e ela faz uma força danada pra imitar o som, que as vezes chega até a gorfar de tanta força. Sarah também já reconhece quando chamamos o nome dela. Além disso, ela morre de rir para as caras e bocas engraçadas que fazemos.
No geral, deu para perceber que os bebês têm uma forma menos complexa de expressar as emoções que os adultos. A gente sabe demonstrar descontentamento, tédio ou alegria, mas, nos primeiros meses, ainda não conseguimos expressar totalmente amor ou humor.
Isso está mudando agora ela chegou ao 5 mês. Ela esta demonstrando a forte ligação que tem comigo e com o papai, levantando os braços para pedir colo ou chorando quando saímos do seu campo de visão. Já até ensaia uns abracinhos e logo logo espero que ela aprenda a dar beijos. Isso tudo é bem divertido porque estamos parecendo mais crianças do que ela, fazendo caretas, inventando sons e brincando de imitar Já que pra ela o som de nossas gargalhada parece ser muito especial pra ela.

Nenhum comentário: