segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pânico


Em uma consulta com a psicóloga do trabalho do meu esposo ele descobriu que tem síndrome do pânico, pois ele tem medo de não ser aceito no seu meio social e acaba indo no embalo e por conta desse problema nosso casamento quase terminou. Ele também descobriu que tem tanto medo de me perde que prefere mentir ou esconder coisas de mim por medo de me magoar, só que por conta disto ele me magoa mais, pois quando descubro a mentira ou o que ele escondeu, nos acabamos brigando. Nunca imaginei que isso seria um problema psicológico dele e agora estou perdida sem saber o que fazer me sinto incapaz de ajudá-lo estou tão preocupada só queria vê-lo feliz.
Sei que problemas psicológicos estão cada vez mais comuns em nossa sociedade. A violência, a falta de esperança, desilusões em diversos setores da vida, irritação quando algo não sai como se desejava faz com que o número de depressivos cresça assustadoramente. Descobri que a estimativa mundial é que cerca de 30% das pessoas sofram de depressão e que 2% a 4% sofrem de síndrome do pânico, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
A síndrome do pânico não é frescura, bobagem ou loucura. Antes eu achava que ele não tinha nada e que ele fazia o que fazia por fraqueza, ou safadeza e hoje descobri que a síndrome do pânico é um problema real que deve ser levado a sério. Hoje sei que ele sofre bastante com os sintomas da doença, Estou lutando para que ele não se sentir mais fraca ou perturbado mentalmente. A pessoa que tem essa síndrome não é fraca nem covarde, apenas está doente e precisa de ajuda.
Estou aprendendo a ter paciência e não é nada fácil entender o que se passa nessa situação. Às vezes me sinto impotente e incapaz de entender e ajudá-lo. Estou tentando não me sentir uma inútil por não poder resolver o problema dele, mas estou tentando manter a calma e estou confiante na recuperação dele, mostrando sempre que estou aqui para apoiá-lo.
Ele iniciou o tratamento com a psicóloga e tenho fé que essa fase irá passar logo logo!

Nenhum comentário: