quarta-feira, 15 de junho de 2011

Liberdade e respeito para ser mãe do meu jeito - Blogagem coletiva

O tema desta blogagem coletiva surgiu porque eu e muitas amigas mães vivenciamos situações em que recebemos julgamentos injustos, na realidade, nem era para recebermos algum julgamento porque “ema ema ema, cada um com seu problema”.

Soma-se a isso o fato de sermos mães de primeira viagem: é uma delícia – eu adoro, mas tem quem nos julguem vazias, quase sem conhecimento, sem experiência, sem intuição, sem bom-senso, sem amor suficiente para nossos filhos (é mole!) e se acham no direito de dar a nós o kit com julgamentos e pitacos, ás vezes, com palavras ásperas, ironias, piadas (perdem a amizade, mas não perdem a piada!), risadas sínicas, arrogânia e falta de respeito. Cenário totalmente inapropriado quando uma mãe se esforça para cuidar bem do seu filho. Se quiseres ajudar, deve ser com apoio, ajuda, amor e clara comunicação. Simples, assim. Não é momento para escutar “eu sei mais do que você”; “você ainda não aprendeu isso”; “coitado do seu filho”; “ela é tão inexperiente, não sabe das coisas”; “ela vai sofrer tanto”; “tem que seguir um padrão, a vida é assim” etc, etc...

Isso é totalmente diferente quando nos relacionamos com pessoas, independentes de serem mães ou pais, que respeitam nosso jeito, nossa intimidade, compartilham idéias, sonhos e se tornam nossos parceiros na construção da nossa experiência, de quem somos. Eu tive sorte de atrair/encontrar muitas amigas assim desde a gestação, pois aprendi com as dicas e experiências de vocês; sou imensamente grata por me ajudarem a ser MÃE. Entre erros e acertos, desculpem-me a modéstia, eu amo e sou feliz com a mãe que sou!

Sobre os “conselheiros inconvenientes”, pitaqueiros, é só a gente dar um “chega prá lá neles”. Outra sugestão é usar os dois ouvidos: entra por uma orelha e sai pela outra; não vamos dar bola para isso. Esta blogagem coletiva tem objetivo de unir mães e pais, gestantes, cuidadores, para dialogarmos sobre a liberdade e respeito de fazermos o que é bom para nossos filhos e nossa família e que não é imprescindível seguir padrões, rótulos porque cada um se adéqua à realidade em que vive.

Para participar da blogagem coletiva, clique aqui para pegar o selinho, deixe seu nome nos comentários para eu colocar na lista dos blogs participantes e publique seu post até sexta-feira.

Nenhum comentário: