terça-feira, 7 de junho de 2011

Vínculo de amor supremo!!!


O sonho de toda mãe e de todo pai é ver seu filho crescer independente e capaz de ser feliz.
Para que isso aconteça, a primeira experiência amorosa do bebê tem importância fundamental, porque vai determinar, em grande parte, o seu desenvolvimento e a maneira como ele viverá a relação com ele mesmo e com o mundo durante sua vida.

Desde o primeiro momento em que surge a vida no útero, a força deste amor idealmente deve se fazer presente através de uma ligação que se estabelece entre a mãe e o bebê atraves de um vínculo de amor e carinho que cresce ao seu redor.

Vínculo. Está aí uma palavra que ouvia com pouca frequência até me tornar mãe.Depois que engravidei é que, de fato, tomei conhecimento do significado e, sobretudo, da importância desta palavra. Durante a gestação da Sarah é que eu pude entender o que é ter vínculo com alguém.

No dicionário, Vínculo quer dizer:

1.Tudo o que ata, liga ou aperta.
2.Atadura, nó, liame.
3.Ligação moral.
4.Conjunto de certos bens inalienáveis, que se transmitiam indivisivelmente; morgado.
5.Relação, subordinação.

Mas, na relação mãe e bebê, vínculo tem um significado muito mais sublime e profundo. E, apesar de parecer algo sobrenatural, é um dos processos mais naturais criados entre nós e nossos filhos. Ele começa ainda na barriga, quando percebemos que há um outro coração batendo junto com o nosso.

Desde as primeiras semanas de gravidez o vínculo já começa a ser criado e essa percepção de carinho e amor é fundamental para fortalecer e dar condições para todos os outros sentimentos de afeto que o bebê viverá no futuro. Amor Fundamental é o nome que damos a essa ligação tão especial.

Nenhum comentário: