quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Andador: a polêmica!


A Sarah já não esta suportando ficar no carrinho e estou vendo a hora de ela cair de lá, então fui buscar na Net alguma alternativa pra sanar a vontade dela de conhecer o mundo.
Descobri pela internet que o "apetrecho" infantil mais polêmico de todos! O andador!!!
Tem um milhão de opiniões na internet de gente contra ou a favor desse recurso.
Confesso que pensei muito se uso ou não o andador, mas fiquei com um frio na barriga ao ler no site da Associação Brasileira de Pediatria um texto super bom, que mostra em números científicos os problemas que o andador pode causar. Para ler o texto é só clicar AQUI.
Sei que toda criança se desenvolve cada uma ao seu tempo ou como os profissionais chamam, método Bobath, chamamos de neuro-desenvolvimento. Tudo tem sua ordem dentro do desenvolvimento, uma etapa depende da anterior. E não existe a etapa: andar de andador; Mas eu andei pensando, pesquisando e também andei perguntando pra algumas pessoas e todo mundo usou o andador em seus filhos e hoje esses ex bebês são pessoas bem resolvidas que não tem qualquer atraso de neuro-desenvolvimento
Não acho que o andador seja esse bicho papão que lemos por ai, mas temos que leve em conta que eles só são adequados para bebês mais durinhos, que já sentam e se arrastam ou engatinham; e que a criança deve ficar sob vigilância quando estiver nele. Além disso, o tempo de uso precisa ser limitado, pelo menos 20 minutos duas vezes por dia e NUNCA achar graça ou bonitinho quando o bebê esta quase caindo, pois uma queda pode ser muitoooo perigosa para um bebezinho tão frágil e delicado.
Em relação aos problemas no desenvolvimento - Isso só irá ocorrer, se o uso for frequente, e se a criança for privada das demais atividades.
Por essas e outras eu resolvi comprar o andador e a minha filha adoro. Fica pulando e batendo nos brinquedos na maior alegria e é claro com a mamãe do lado e ela fica em uma area restrita, ausente de degraus ou qualquer coisa que possa conter riscos!

Um comentário:

lenalima disse...

Que enkanto que está a Sarinha, lindinha.
parabéns !
tem gente que é contra a criança ir pra um andador, mas eu tive 5 filhos e todos aprenderam a andar em um andador, e olha que naquele tempo não tinha segurança nenhuma, hoje tudo é mais prático.
felicidades para as duas !
abraços!!!